quinta-feira, 25 de junho de 2009

Belezas Naturais & Esportes



Caminhadas, Boulders, Escaladas, Rappel, Bike

Criada em Teresópolis no dia 6 de julho maior unidade de conservação municipal no estado do Rio de Janeiro
por Isabela Vieira Repórter da Agência Brasil

Um conjunto de montanhas que cercam a cidade de Teresópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, foi transformado na maior unidade de conservação municipal do estado.

Com cerca de 5 mil hectares, a área abrange a Pedra da Tartaruga, um dos principais pontos de escalada e ecoturismo da cidade, mas alvo constante da exploração irregular de granito.

A criação do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis é uma reivindicação antiga da comunidade. “Sempre convivemos com a degradação do local por meio da extração irregular de pedras, pichações, construções irregulares”, disse o presidente do Centro Excursionista Teresopolitano, Marcello Medeiros. “A idéia é que agora o acesso seja melhorado e o local explorado para educação ou para turismo”.

Com a implantação da unidade, quase duas vezes maior que o Parque Nacional da Tijuca, na cidade do Rio, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, que participou da assinatura do decreto municipal hoje, reforçou que Teresópolis ficará rodeada por um corredor ecológico, fundamental para fluxo da biodiversidade na Mata Atlântica fluminense.

“Na Amazônia, temos que reduzir o desmatamento. Na Mata Atlântica, onde já devastaram tanto, é preciso ampliar. Então, temos que fazer corredores florestais, principalmente para a fauna mais pesada, como mamíferos de grande porte. Nesse caso, o parque vai fechando um corredor com o [Parque Estadual] dos Três Picos e o [Parque Nacional da] Serra dos Órgãos”, explicou.

O prefeito da cidade, Jorge Mário Sedlacek, lembrou que, além de proteger o meio ambiente, a unidade trará mais recursos para o município, que será beneficiado pelo aumento de repasse do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). É que o governo estadual premia as cidades atentas às questões ambientais, ressaltou.

Com a instalação do Parque Montanhas de Teresópolis, passará a ser discutida, em uma nova etapa, por meio de um plano de manejo, a gestão da unidade, que abrange também a Pedra do Camelo e os bairros de Posse, Granja Florestal e Campo Grande.



Um comentário:

  1. Voltei ao local depois da criação do Parque e fiquei impressionado e satisfeito. Uma decisão extremamente acertada. Agora posso trazer familiares com tranquilidade, sem os riscos de ser atropelado por uma moto a q.q. instante.

    ResponderExcluir